Assomada acolhe 265 Fashion Weekend


A cidade de Assomada é palco do 265 Fashion Weekend, um evento que se iniciou na sexta-feira, 20, e termina no domingo, 22, com a celebração da moda, criatividade e da identidade caboverdiana.




Em entrevista, Evandro Persona, membro do projeto, explicou que a iniciativa é fruto de uma parceria entre a loja Persona e o 265 Creative Festival, que já acontece em Assomada há dois anos.

Daí, salientou que o evento deste ano conta com a participação de nomes nacionais e internacionais, voltados para fortalecer a moda caboverdiana e estimular o empreendedorismo no setor.

Com um formato que combina workshops, debates e exposições, o evento reforça o compromisso de “valorizar o talento local e promover a inovação na indústria da moda com forte vínculo às raízes culturais do país”.

Segundo o porta-voz, o objetivo é fazer com que o evento se consolide em Assomada como uma plataforma de expressão artística e cultural com selo 100 por cento (%) crioulo.

Evandro Persona, ressaltou que o foco do 265 Fashion Weekend é promover diálogos abertos com instituições como o Instituto Nacional da Previdência Social (INPS), para incentivar a formalização das empresas e a inscrição de criadores no sistema de segurança social, mas também abordar temas “úteis” no contexto da moda.

Aliás, ressaltou que tiveram no palco uma psicóloga que abordou o tema da ansiedade na arte e na moda, um assunto que, segundo o mesmo, ainda é pouco discutido na sociedade caboverdiana, e esta conversa foi pensada para tentar desmistificar os tabus e promover o bem-estar dos profissionais do setor da moda.

Esta iniciativa, conforme avançou o mentor, inclui workshops sobre técnicas de impressão, oficinas de costura e sessões de networking, lançamento da marca PAMODI, que apresenta roupas 100% caboverdianas, uma palestra com a estilista Sally Tavares, exposição “Os Centenários” do fotojornalista da Inforpress João Paulo, entre outros projetos.

Da agenda, ainda consta uma série de momentos de partilha e reflexão, como uma talk sobre alfaiataria com o mestre Ibrahima Coré, alfaiate de origem senegalesa, conversa aberta sobre o Estatuto do Artista, com a directora-geral das Artes, Vandreia Monteiro.

Vai se realizar também um painel de debate sobre a inteligência artificial e as novas tecnologias para discutir os desafios e oportunidades para a indústria do design e da criação de moda, com intervenções dos estilistas Cinzo Gamboa e Helena Varela, ambos naturais de Santa Catarina.

O 265 Fashion Weekend em Assomada reafirma-se como uma plataforma de valorização do talento local, que incentiva a inovação e a preservação da cultura cabo-verdiana na moda. A expectativa é que o evento se torne uma tradição anual, impulsionando o crescimento do sector colocando Assomada como referência na cena criativa do país.

Comentários

Mensagens populares